Com 1º caso, Itacaré vai apertar fiscalização; só entrará quem for da cidade
Desde a chegada da notícia da Covid-19 ao sul da Bahia, ironicamente em um hotel do município, Itacaré tem sido rigoroso nas barreiras sanitárias montadas nas principais entradas da cidade. Anotações são feitas sobre quem entre e quem saí, temperatura das pessoas é aferida, limites são dados a quem não comprova o que pretende fazer ou que tempo vai levar por lá.
O fato é que as medidas estão funcionando. Mas não foram suficientes para, neste sábado, o município registrar oficialmente o seu primeiro caso positivo da doença. Mesmo assim é importante considerar um fato: a pessoa é moradora da cidade, mas está internada no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, onde, acredita-se tenha sido contaminado pelo vírus.
Trata-se de um senhor de 82 anos que está há 16 dias na unidade hospitalar, recuperando-se de problemas renais. Nos últimos dias passou a apresentar sintomas da Covid-19. O exame deu positivo.
Mesmo sendo uma situação atípica e que não teria origem em território de Itacaré, a Prefeitura vai apértar o cerco. A partir deste domingo haverá maior rigidez ainda no acesso à zona urbana da cidade. "Só será permitido o acesso das pessoas que são da cidade", confirmou há pouco para o Jornal Bahia Online, o secretário de Comunicação da Prefeitura, jornalista Ed Camargo.
"Os que saírem terão que justificar os motivos da saída e os que entrarão, mesmo sendo da cidade. terão que comprovar o roteiro, destino e motivos", destacou. O comércio de Itacaré permanecerá fechado por tempo indeterminado.
O Jornal Bahia Online apurou que, no Hospital Costa do Cacau, o ancião de 82 anos esteve o tempo todo acompanhado de uma filha. Os parentes que residem em Itacaré não tiveram contato com eles durante as duas semanas de internação. No entanto, a nossa reportagem também apurou que a filha acompanhante está sendo monitorada. Ela está assintomática mas, mesmo assim, já passou pelo exame e aguarda o resultado. Ela esteve o tempó todo ao lado do pai.